Inicio  |  Noticias  |  Enlaces  |  FAQ  |  Intranet  |  Consultas
Últimas Noticias
  25-03-2008
Depuración Natural

  25-03-2008
Grandes olvidados del saneamiento

  25-03-2008
El ITC impulsa la instalación de 11 sistemas de depuración natural

  25-03-2008
Parar la contaminación del acuífero

  11-03-2008
La ULPGC promueve un sistema de ahorro de agua con depuración natural

Tratamiento de aguas residuales con finalidades productivas,en el ámbito rural y espacios naturales del Espacio Atlántico, mediante sistemas de tratamiento natural o de bajo coste energético.
Inicio arrow Noticias arrow Depuranat arrow Projecto-Piloto de Saneamento do Pico de Regalados
Projecto-Piloto de Saneamento do Pico de Regalados  
A Câmara Municipal de Vila Verde, em parceria com a Universidade do Minho, está a desenvolver um Projecto-Piloto Europeu de Saneamento Ambiental, uma acção enquadrada no programa Interreg IIIB-Espaço Atlântico, no âmbito de um projecto mais amplo designado por DEPURANAT. A acção em causa, sobre sistemas de tratamento de águas residuais em aglomerados rurais, está implementada no Lugar de Curral, da Vila de Pico de Regalados, e conta com comparticipação comunitária.

Tem uma duração de 3 anos e um orçamento global de 1 600 000,00 ?. Visa lançar contributos para o desenvolvimento de sistemas de tratamento e gestão sustentável de águas residuais domésticas, promovendo o uso da água residual como recurso.

O Projecto

Este projecto-piloto sobre sistemas de tratamento de águas residuais em aglomerados rurais foi apresentado pela Câmara Municipal de Vila Verde e pela Universidade do Minho, juntamente com duas associações municipais da Região das Canárias e o Instituto Tecnológico de Canárias, o Centro de Nuevas Tecnologias del Água e o Office International de l´Eau. Foi aprovado para financiamento pela Comunidade Europeia, no quadro do programa comunitário INTERREG IIIB. Tem por base o desenvolvimento de sistemas de tratamento e gestão sustentável de águas residuais domésticas, promovendo o uso da água residual como recurso.

«As zonas rurais apresentam especificidades que requerem o uso de novas aplicações, procurando-se efectuar o tratamento de águas residuais com a utilização preferencial de tecnologias simples e económicas», aponta o Senhor Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Engº José Manuel Fernandes. Avança, entretanto, que «com este projecto, a Câmara Municipal de Vila Verde entende não apenas resolver a questão do saneamento do lugar do Curral ? lugar onde está instalada a unidade piloto - mas, também, permitirá testar novas soluções de tratamento que possam contribuir para a melhoria da qualidade de vida das populações rurais do concelho».

A Universidade do Minho monitorizará o processo de tratamento e pretende calibrar um modelo de simulação do processo com os resultados obtidos, sendo também a responsável pela coordenação do estudo económico dos diversos sistemas testados pelos restantes parceiros.

A primeira fase das obras para a concretização do projecto foi agora inaugurada.

Parceiros

O projecto-piloto foi apresentado pelas seguintes entidades, em representação de Portugal, Espanha e França: Câmara Municipal de Vila Verde (CMVV); Universidade do Minho (UM); Instituto Tecnológico das Canárias, Sa (ITC); L´Ofice Internacional de L´Eau ( OIEA); Centro de Nuevas Tecnologías del Agua (CENTA); Gestión y Planeamiento Territorial y Medioambiental, Sa (GESPLAN); Cabildo Insular de Tenerife (CABTFE); Mancomunidad de Municípios de Medianias de Gran Canaria (MANMEDIANIAS); M.I. Ayuntamiento de Telde (ATELDE); Mancomunidad Intermunicipal del Surest de Gran Canaria (MSURESTE);

O chefe de fila do projecto é o Instituto Tecnológico das Canárias, Sa (ITC).

As reuniões de trabalho têm sido participadas por uma delegação portuguesa composta pelo Engº José Cunha, Director do Departamento Municipal de Ambiente da Câmara Municipal de Vila Verde, e os Professores António Brito e Regina Nogueira, investigadores da Universidade do Minho.

Objectivos

Este projecto tem por objectivo investigar e implantar esquemas de desenvolvimento sustentável no mundo rural e espaços naturais protegidos, baseados na gestão produtiva e descentralizada das águas residuais domésticas, a partir de sistemas de tratamento natural ou de baixo custo energético, aceitáveis do ponto de vista social e cultural. A ideia básica é tratar a água residual in situ, por meio de pequenos sistemas, e reutilizar directamente os subprodutos obtidos (água, biomassa vegetal, biogás, nutrientes, etc.).

Estes recursos podem apoiar a agricultura tradicional, o turismo rural e a obtenção de outros produtos de qualidade como fitoplanton, planta aquática com aplicação ornamental, forrageira ou artesanal, a produção de biocombustíveis, etc. Enfim, permitirá criar para cada caso o modelo mais adequado e sustentável, promovendo actividades respeitadoras do ambiente.

A Câmara Municipal de Vila Verde, como sócio deste projecto, comparticipará um investimento global de 130 471,50 ?, sendo 72 971,50 ? (56%) apoiado pelo FEDER, e 57 500,00 ? (44%) da componente do investimento que deverá ser assumida pela Câmara Municipal, conforme cronograma financeiro.


 
© 2005 Instituto Tecnológico de Canarias, S.A. | Aviso Legal | Política de Privacidad | Política de Cookies Portuguese  French 
tempo online srbija casa uno puerto vallarta herniation uncus temporal lobe bottino chowhound olimpicos huancayo bottino restaurant oakville tempo em charlottesville esercizi analisi farmaci 1 casa zama vrbo servizio ausiliario femminile arredamento kebab olimpico de aranjuez baloncesto tempo the oil boy acquario 400 litri dimensioni the tempo miami hotel casa imports in woodburn oregon dentalez vacuum o tempo online entretenimento dizionario yahoo aquarius relationship obiettivo mare ledonne 2116 aquarion quotes mapei glue tempo ride definition sangue caldo 5 megavideo umberto ramos casa america archivio di stato di roma mela 3 cream pirate library